APRESENTAÇÃO

Este portal é fruto da Plenária dos Movimentos de Base realizado no Congresso da Classe Trabalhadora (CONCLAT), nos dias 05 e 06 de junho de 2010 na cidade de Santos. O Fórum tem como objetivo organizar a luta dos trabalhadores pela base e por isso se constitui com ativistas, militantes, oposições e organizações por local de trabalho, estudo e moradia. Suas ações são pautadas no classismo e na solidariedade de classe, de modo a romper o legalismo e o corportivismo. Tal Fórum compreende a necessidade de um movimento de oposição pela base que seja anti-governista, combativo e classista, ou seja, não concilie com o governismo e lute pelo fim da estrutura sindical (imposto sindical, carta sindical e unicidade sindical).

“A emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores”

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Reunião do Fórum de Resistência Sindical e Popular pela Base - Rio de Janeiro



Convidamos todos os lutadores para a reunião do Fórum de Oposição pela Base a ser realizado no Rio de Janeiro. Outros fóruns estão sendo organizados também no Centro-oeste, Nordeste e Sul.

O Fórum se constituiu a partir das plenárias organizadas no CONCLAT em Santos (Junho de 2010) para discutir e encaminhar possiveis atuações unitárias dos setores classistas e combativos do movimento sindical, popular e estudantil.

O Fórum tem como objetivo organizar a luta dos trabalhadores pela base e por isso se constitui com militantes, ativistas e movimentos por local de trabalho, estudo e moradia. Constituindo-se como uma alternativa de luta real para o conjunto da classe trabalhadora.

Local: Asserte - Associação dos Servidores da Funarte - Rua São José, 50 - Sobreloja)
Data: 17 de agosto (terça-feira)
Hora: 19:00

Pauta Proposta: - Organização (Manifesto, Programa Mínimo)
- Agitação e Propaganda
- Reunião Nacional

Plenária Nordeste


Ata da reunião estadual do Fórum de Oposições pela Base no Ceará

Presentes: Oposição Classista e Combativa ao DCE-UFC, Tendência Revolucionária Sindical-LBI, Rede Estudantil Classista e Combativa-CE

Pautas

1. Informes

a) Congresso dos Estudantes da UFC de 26 a 28 de agosto. A oposição escreverá tese ao Congresso.
b) Será realizado no dia 10 de agosto o Dia Nacional de Luta da Conlutas.
c) Está sendo realizado na UFC durante os dias 1 a 5 de agosto o Fórum Transnacional de Emancipação Humana, organizado pelo grupo Crítica Radical, que aderiu a campanha "humanitária" do imperialismo contra Cuba e sucursal do grupo Krisis no Brasil, inspirado por Robert Kurtz, defensor do direito de Israel a massacrar aos palestinos e suas
organizações políticas.

2. Pautas

a) Análise de Conjuntura e do CONCLAT
Foi feita análise de conjuntura internacional e nacional, reconhecendo uma ofensiva crescente da burguesia mundial contra os trabalhadores nas últimas três décadas, após a restauração capitalista na URSS e no Leste Europeu (1989-1991), a reação contra os ataques de organizações guerrilheiras afegãs de 11 de setembro (2001) chamada de "guerra ao terror" após e que agora se acentua com os governos do mundo todo impondo a conta da crise capitalista (2007-2009) sobre os trabalhadores. Estes ataques tem encontrado uma resistência heróica dos trabalhadores, mas não organizada a altura para frear e menos ainda para derrotar a ofensiva. Isto é assim, porque se por um lado as direções tradicionais do movimento como no Brasil no caso do PT e PCdoB assumiram diretamente a gestão do Estado burguês contra as massas, por outro, a ala esquerda da frente popular, encabeçada pelo PSOL e PSTU capitula tanto no plano teórico, político e economico a ofensiva imperialista, assumindo a organização da derrota das lutas e ainda quase sempre vendendo derrotas vergonhosas como vitórias, aumentando assim a perda de referência e a desmoralização da militância. Foi esta política de conciliação que levou a liquidação da Conlutas em favor da unidade com os pára-governistas da Intersindical/ PSOL e por isto o Conclat já nasceu falido como instrumento da classe trabalhadora, sendo sua implosão parte da pressão da frente popular, sobre os sindicalistas eleitoralistas do PSTU e do PSOL. No Ceará, até pouco tempo atrás o PSOL integrava a administração Luizianne Lins com quem este partido ainda mantém uma política de apoio critico. A Conlutas comemorou a conquista do Sindicato dos Rodoviários e faz propaganda nacional de sua condução no Sindicato da Construção Civil, mas o estado é onde o PSTU apresenta exemplos escandalosos de seu oportunismo, ocultando que a sua principal figura pública e dirigente histórico deste sindicato, Raimundão, vendeu-se para o governo da frente popular PT-PSB-PCdoB, tendo ingressado no partido do oligarca Cid Gomes (PSB). Apesar disto, o PSTU mantém uma política de convivência pacifica com o transfuga dentro do Sindicato. A mesma política oportunista se vê no movimento sindical (judiciários, professores e bancários) e estudantil (DCE-UFC) por parte do PSOL e PSTU. Tudo isto aponta para o fracasso do oportunismo eleitoral da Frente de Esquerda em 2010 e do oportunismo sindical no CONCLAT e necessidade urgente da construção de uma alternativa combativa e revolucionária dos trabalhadores e da juventude.

b) Manifesto e concepção do Fórum
Foi encaminhado a partir da reunião entre a TRS/LBI e companheiros da UNIPA no RJ, no dia 24 de julho uma proposta de Manifesto do Fórum de Oposição pela Base. A nosso ver o manifesto deve ter como objetivo dar visibilidade e organicidade ao Fórum como uma alternativa classista, combativa e revolucionária ao governismo e para-governismo. Deve abordar pontos importantes para o atual momento como o governo Lula/ PT, crise econômica, os fracassos do oportunismo sindical de PSOL/ Intersindical e PSTU no CONCLAT e a denúncia do circo eleitoral burguês. O objetivo do manifesto a ser assinado pelas entidades sindicais, estudantis e organizações políticas que compoem o fórum seria o de propagar um pólo de atração dos setores de oposição ao
governismo e oportunismo. O Fórum também seria uma ferramenta de frente e unidade classista entre as bases sindicais, estudantis e populares, um instrumento prático de exemplo para a vanguarda combativa do país superar o coorporativismo e o sectartismo que a
mantém em lutas isoladas e dispersas.

c) Agit. Prop.
Existe a necessidade de propagandear o Fórum nas respectivas bases, o que seria feito durante as atividades estudantis do Congresso da UFC, nas campanhas salariais do semestre, nas lutas de sem tetos, assmbléias sindicais, etc.

3. Encaminhamentos
a) Encontro regional Nordeste do Fórum

Ficou como data do Encontro o dia 21 de agosto (sábado), de 09:00 as 13:00 horas. As pautas seriam conjuntura nacional, armar a classe frente às eleições e depois delas e campanhas salariais.

b) Cartaz do Encontro Regional
A TRS ficou de elaborar proposta de cartaz.

c) A OCC-UFC ficou de conseguir o auditório da FACED até quinta dia 05 de agosto para o Encontro. Não sendo possível, a TRS arranjará algum sindicato.