APRESENTAÇÃO

Este portal é fruto da Plenária dos Movimentos de Base realizado no Congresso da Classe Trabalhadora (CONCLAT), nos dias 05 e 06 de junho de 2010 na cidade de Santos. O Fórum tem como objetivo organizar a luta dos trabalhadores pela base e por isso se constitui com ativistas, militantes, oposições e organizações por local de trabalho, estudo e moradia. Suas ações são pautadas no classismo e na solidariedade de classe, de modo a romper o legalismo e o corportivismo. Tal Fórum compreende a necessidade de um movimento de oposição pela base que seja anti-governista, combativo e classista, ou seja, não concilie com o governismo e lute pelo fim da estrutura sindical (imposto sindical, carta sindical e unicidade sindical).

“A emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores”

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Informes e Orientações

GREVES

Desde de junho iniciaram-se uma série de greves pelo Brasil. Neste primeiro momento greves dos trabalhadores da educação pública. Santa Catarina, Rio Grandes Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. Além da greve em estados e cidades, como Niterói, Cachoeiras de Macacu e Duque de Caxias no Estado do RJ, tivemos a greve dos técnicos administrativos das Universidades Federais e mantém-se a greve dos servidores da educação básica, técnica e tecnológica federal. Entre os Servidores Públicos Federais apenas servidores do Ministério da Cultura entraram em greve.Recentemente, os carteiros e bancários entraram em Greve. Os metalúrgicos tem realizados paralisações pontuais ou greve por fábrica e cidades.

As greves do setor público saíram com derrotas e diminutas vitórias, com aumentos salariais em cima de salários defasados que não atingiram sequer a reposição inflacionária. Na educação federal o governo determinou o arrocho salarial e o ajuste fiscal. Assim, a greve dos correios foi marcada pela orientação do governo de impedir aumento salarial.

Entre os metalúrgicos há vitórias pontuais em setores da categoria. Na Petrobras punições para aqueles que fizeram greve.

Além destas questões levantadas anteriormente, temos greves dirigidas pelas correntes e partidos políticos eleitoreiros, tanto governistas (PT e PCdoB, nos bancários e correios) como paragovernistas (PSOL/PSTU). Estas correntes e partidos repetem as mesmas práticas políticas transformando o sindicato em correia de transmissão e o burocratizando. PT e PCdoB realizam jornadas pontuais, pois são defensores do governo Dilma. Atualmente, como já analisado, temos não só crise de direção, mas de ORGANIZAÇÃO E MOVIMENTO.

Neste momento é preciso avançar na construção de oposição sindicais pela base, em cada categoria e avançar na construção de um verdadeiro movimento nacional de oposição.

EM BREVE UMA ANÁLISE MAIS DETALHADA DE CADA GREVE. SOBRE A GREVE DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO VISITAR O BLOG: WWW.OPOSICAODERESISTENCIACLASSISTA.WORDPRESS.COM

Nenhum comentário: