APRESENTAÇÃO

Este portal é fruto da Plenária dos Movimentos de Base realizado no Congresso da Classe Trabalhadora (CONCLAT), nos dias 05 e 06 de junho de 2010 na cidade de Santos. O Fórum tem como objetivo organizar a luta dos trabalhadores pela base e por isso se constitui com ativistas, militantes, oposições e organizações por local de trabalho, estudo e moradia. Suas ações são pautadas no classismo e na solidariedade de classe, de modo a romper o legalismo e o corportivismo. Tal Fórum compreende a necessidade de um movimento de oposição pela base que seja anti-governista, combativo e classista, ou seja, não concilie com o governismo e lute pelo fim da estrutura sindical (imposto sindical, carta sindical e unicidade sindical).

“A emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores”

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Demissão Política na Petrobras


TRANSPETRO/PETROBRAS DEMITE ANA PAULA ARAMUNI
ABAIXO A PERSEGUIÇÃO POLÍTICA! REINTEGRAÇAÕ JÁ!


No dia 04 de maio de 2012 a categoria petroleira foi surpreendida com um ataque venal da Transpetro / Petrobras a todos os trabalhadores que lutam por melhores condições de trabalho, saúde e segurança. Nessa data, sem qualquer direito a defesa, a petroleira Ana Paula Aramuni, trabalhadora do Terminal de Cabiúnas (TCAB) foi comunicada que estava sendo demitida, inclusive sem serem explicitadas as razões da dispensa.

Seguindo o exemplo da demissão arbitrária, ilegal e perversa sobre a petroleira Edilene Farias – a Leninha – da RLAM (Bahia) em 2009, Ana Paula foi demitida após longo período de perseguição política, no qual arbitrariamente também recebeu uma advertência e uma suspensão de cincos dias, nos últimos dois anos.

A verdade é que a Transpetro nunca conseguiu calar Ana Paula. Frente a diversos abusos da empresa, quanto a segurança e saúde dos trabalhadores, bem como frente à prática de assédio moral que se institucionalizou na Terminal de Cabiúnas, Ana Paula fez contundentes denúncias na CIPA do TCAB, bem como à diversas esferas da companhia visando apontar os problemas para que fossem solucionados e não mais repetidos. Mas para seguir com sua política de produzir a qualquer custo, sem se preocupar de fato com o bem estar e preservação dos trabalhadores, a Transpetro / Petrobras demitiu Ana Paula com a expectativa de se ver por um tempo livre dos questionamentos da companheira.

A demissão de Ana Paula joga por terra todo o falso discurso de responsabilidade social da Petrobras, com suas propagandas milionárias no horário nobre da TV em que mostra petroleiros sorridentes caminhando de mãos dadas em instalações da companhia. A demagogia de Dilma e Graça Foster com a questão da valorização da mulher também se comprova valer somente na hora dos belos discursos.


DEMISSÃO ILEGAL
Ana Paula foi integrante da CIPA de Cabiúnas, como Vice-Presidente, até setembro de 2011, estando, portanto, por um ano impedida de ser demitida, de acordo com Norma Regulamentadora 5 (NR-5), portaria do Ministério do Trabalho com valor de lei. Além disso, tinha acabado de realizar inscrição para concorrer ao Conselho de Administração (C.A.) da Transpetro, também por isso impedida de ser demitida em função da portaria MPOG 26 do Ministério do Planejamento, que regulamenta a eleição de empregados a C.A.s  de empresas estatais.


LUTADORA CONVICTA
Funcionária da Transpetro há 5 anos, Ana Paula é Técnica Química lotada em Cabiúnas. Tem 29 anos de idade e possui 4 filhos, o último ainda bebê. Atuante na CIPA, teve papel fundamental nas medições de exposição dos trabalhadores do TCAB ao Benzeno, quando apontou diversas falhas na medição da empresa, que foi obrigada a refazer as análises. Com intensa participação em todas as mobilizações da categoria, participou ainda da Chapa 2, na ultima eleição sindical.


DEFENDER ANA PAULA
Chamamos toda a categoria a se mobilizar em defesa da companheira Ana Paula! De imediato chamamos os companheiros da Bacia de Campos a realizarem assembléias em todas as plataformas e bases de terra, para discutir a situação da companheira e aprovar manifestos de apoio. Somados a ações jurídicas urgentes que o sindicato precisa mover contra a empresa, os petroleiros precisam realizar ações coordenadas em defesa de Ana Paula e de todos os companheiros punidos desde Agosto/2011.



ACESSE:
http://reintegracaoanapaula.blogspot.com.br/
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=rap2012



EXIGIMOS A REINTEGRAÇÃO DE ANA PAULA JÁ!

Informativo Expresso do Grupo de Luta dos Petroleiros - GLP
05 de Maio de 2012 - glpnf@yahoo.com.br

Nenhum comentário: